Dr. Pedro Prata

Médico Especialista em Medicina Desportiva

Pós-Graduado em Medicina da Dor

Master em Ecografia e Intervencionismo

Nesta consulta aborda-se, essencialmente a dor crónica associada às queixas músculo-esqueléticas, sejam elas degenerativas ou de causa laboral. É possível a realização de tratamentos ortobiológicos e inovadores, a maioria ecoguiados, que permitiram um maior controlo e mais duradouro no controlo da dor crónica. As técnicas ecoguiadas permitem uma maior precisão da injeção, uma vez que é feita com a visualização da agulha, permitindo uma menor dor no procedimento e maior segurança, pelo controlo de estruturas major durante o procedimento.

ATOS MÉDICOS

Viscosuplementação

Plasma Rico em Plaquetas

Mesoterapia

Ozonoterapia

Radiofrequência

TIPOS DE TRATAMENTO

Tratamento ao ombro

Tratamento ao joelho

Tratamento ao tornozelo

Tratamento à anca

Tratamento ao túnel carpico

Tratamento ao cotovelo

Tratamento à Coluna

ATOS MÉDICOS

Viscosuplementação:
A viscosuplementação é o ato médico no qual é introduzido um gel que lubrifica a articulação e melhora a viabilidade das células cartilagíneas, não tendo contra-indicações como, por exemplo, os corticosteróides. A viscosuplementação é usada, especialmente, na artrose que é uma lesão da cartilagem que reveste os ossos. A viscosuplementação poderá ser uma forma excelente de melhorar a qualidade de vida dos doentes, através da diminuição da dor e a melhoria das amplitudes articulares. Pode ser usada em articulações como o joelho, o ombro, tornozelo e anca. Esta última mediante controlo ecográfico.


Plasma Rico em Plaquetas:

O PRP´s, vulgarmente conhecido como fatores de crescimento consiste na injeção, praticamente indolor, de um concentrado de plasma (sangue centrifugado) colhido do próprio doente, que é depois usado como regenerador de tecidos, como por exemplo tendões, músculos, ligamentos e cartilagem. Usado na Medicina Desportiva , tanto em atletas, como na população em geral, com taxas de sucesso muito promissoras. Pode ser usado nas tendinites e na patologia degenerativa, melhorando a função dos tecidos e diminuindo a dor, através da sua capacidade de cicatrização no nosso organismo.

Radiofrequência:

A Radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva, moderno e seguro. É usada no controlo da dor crónica. Consiste na colocação de uma agulha específica, junto ao alvo pretendido, emitindo uma corrente alternada. Esta corrente faz com que os nervos periféricos deixem de enviar estímulos dolorosos para o cérebro, interrompendo, assim, o ciclo da dor. Pode ser usada em artroses da coluna vertebral, artroses do joelho, artroses da anca.

Existem 3 tipos de radiofrequência para a dor:
Radiofrequencia continua
Radiofrequência pulsada
Radiofrequência a frio

Ozonoterapia:

A ozonoterapia baseia-se na utilização de ozono médico no tratamento de várias doenças. Trata-se de uma nova arma usada para tratamento de doenças inflamatórias e crónicas. O tratamento é feito em ambulatório e sem efeitos secundários e complicações diminuindo de forma importante o grau de dor e inflamação no paciente. Pode ser administrado por infiltração junto à região dolorosa, por auto-hemoterapia Major, auto-hemoterapia menor, insuflação retal ou por bolsoterapia.

Mesoterapia:

A mesoterapia consiste na administração de pequenas doses de misturas de fármacos em pequenas quantidades e altas concentrações na pele, o mais perto possível da lesão, permitindo a diminuição dos efeitos secundários associados aos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), usados na dor músculo-esquelética. Pode ser usado em lesões desportivas, tendinopatia, fasciite, periostite, bursite e lesões ligamentares.